E esta, quando não tratada, pode ser devastadora para a saúde do indivíduo e alterar completamente a qualidade de vida.
Ronco alto e frequente, dificuldade de manter o sono, sonolência e cansaço diurno, risco aumentado de acidentes com veículos, dificuldade de concentração, comprometimento da memória, perda da produtividade, diminuição da libido e impotência sexual.
Hipertensão arterial sistêmica, doença arterial coronária, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas/fibrilação arterial, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes, depressão, refluxo gastro-esofágico.
Para isso, uma avaliação criteriosa é realizada. Além disso, o paciente deve fazer o exame de Polissonografia antes de iniciar o tratamento, e após a confecção do aparelho, para comprovação da eficácia do mesmo.
Os aparelhos para ronco e apneia obstrutiva do sono são dispositivos projetados para ajudar no tratamento desses distúrbios respiratórios durante o sono. A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por interrupções temporárias na respiração durante o sono, muitas vezes acompanhadas de ronco alto e frequente.
Esses aparelhos, conhecidos como Dispositivos de Avanço Mandibular (DAM) ou Aparelhos Intraorais (AIO), são usados para manter as vias aéreas superiores abertas, prevenindo o colapso dos tecidos da garganta e promovendo uma respiração mais regular durante o sono. Eles funcionam reposicionando a mandíbula e a língua, mantendo a passagem do ar desobstruída.
Geralmente prescritos por um dentista especializado em distúrbios do sono. Eles oferecem uma abordagem não invasiva e mais confortável em comparação com outras opções de tratamento, como a CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas), sendo especialmente úteis para pessoas com apneia leve a moderada, além de serem mais convenientes para muitos pacientes.
Direitos autorais © 2023 Oral Corp. Desenvolvido por Regis Brejão